Translate

domingo, 6 de outubro de 2013

O reencontro do Pai dos Papaguns com o Presidente da AMABC ..


Durante a 3ª Conferencia Estadual de Cultura de Pernambuco, Carlos Alberto presidente da AMABC – Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, reencontrou seu velho amigo do município de Bezerros, Mestre Lula Vassoureiro, Pai dos Papaguns de Bezerros, Presidente da agremiação carnavalesca, Bacalhau do Lula Vassoureiro.


Assim como Carlos Alberto, o Artista Plástico Lula Vassoureiro foi ao Fórum Cultural como Delegado, representando seu município, Bezerros terra dos Papaguns, na ocasião Lula expôs uma pequena amostra das suas artes plásticas, em um improvisado estande na Conferência Estadual de Cultura na cidade de Gravatá.


O nome de Lula é, na verdade, Amaro Arnaldo do Nascimento e o predicado ‘vassoureiro’ foi herdado do avô Antônio, que fazia vassouras e deu início à dinastia, ensinando o filho José a produzir máscaras. José, por sua vez, repassou o ofício ao filho, que começou a confeccioná-las aos seis anos de idade.


“As primeiras máscaras eram de pano e os papangus trajavam roupas velhas e rasgadas. Depois, vieram as de coité (espécie de coco) e, finalmente, as de papel e couro”, informa Lula Vassoureiro, explicando que, atualmente, utiliza apenas papel jornal e goma para fazer as máscaras.


Ganhador de mais de 100 Títulos no mundo, com exposições da sua arte plástica em vários continentes, Mestre Lula, em exposição na Fenearte de 2010 recebeu a visita do Governador de Pernambuco Eduardo Campos, na ocasião Campos destacou a expressividade das mascarás do Mestre Vassoureiro como um genuíno patrimônio, das raízes culturais de Pernambuco.


Agora o presidente da AMABC, estuda a possibilidade do Boneco Gigante de Zé Puluca se apresentar no Bacalhau de Lula Vassoureiro, Bacalhau esse que por tradição animam os foliões da cidade de Bezerros na Quarta-feira de cinzas. “Nosso Projeto Cultural visa divulgar Bom Conselho para Pernambuco, difundindo os valores culturais e artísticos da nossa cidade”. Declarou Carlos Alberto.

TCM O Garoto do Guadalupe compartilha expressividades culturais ...



Recentemente o Projeto Cultural Carnaval de Zé Puluca, idealizado e gerenciado pela Direção da AMABC - Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, recebeu a honra e o privilegio de compartilhar misturas culturais com a TCM Garoto do Guadalupe da Cidade de Olinda.


Para Carlos Alberto presidente da AMABC estreitar laços com o Artista Plástico olindense Gustavo Alex, idealizador da Oficina de Bonecos Gigantes de Olinda, e criador do Boneco “Garoto do Guadalupe”, é uma aquisição importante para o fortalecimento cultural do Carnaval de Zé Puluca.


Oriundo da periferia e de formação humilde, Gustavo Alex desde seus 12 anos de idade confecciona expressividades artísticas do Carnaval olindense, e já homenageou inúmeras personalidades pelo Brasil a fora.


“A cada dia novos laços, e em breve, sobre as misturas culturais pernambucanas, consolidaremos o fortalecimento da nossa vocação cultural, Bom Conselho merece está no rol das grandes expressividades culturais de Pernambuco, e não se furtará desse comprometimento de resgatar, valorizar, preservar e difundir as belezas da sua cultura ainda adormecida, naturalmente nasce o despertar da sua vocação, proclamada pelos amantes dos valores culturais dessa terra de Papacaça”. Assevera Carlos Alberto.

 
Saudamos a todos da TCM O Garoto do Guadalupe, pela sua expressividade carnavalesca.