Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

Aula - Espetáculo de Ariano Suassuna não virá mais a Bom Conselho


Escritor Ariano Suassuna



Apesar dos nossos esforços, infelizmente não mais será possível realizar em Bom Conselho, a tão esperada Aula – Espetáculo do Romançario ARIANO SUASSUNA.

O presidente da AMABC, Carlos Alberto tentou trazer para os munícipes de Bom Conselho, a memorável AULA – ESPETÁCULO do Escritor Suassuna, porém, como bem diz o oficio, expedido pelo seu Gabinete, o Mestre Ariano só poderá realizar a referida Aula, nas cercanias do Recife.

Nossa tristeza, se consola na alegria de saber, que o nosso Escritor Ariano Suassuna, passa bem. Desejamos o Mestre Suassuna, que sua saúde se restabeleça o mais breve possível, e que o Povo bom-conselhense, estará sempre, de braços abertos, para bem recebê-lo.


A Direção da AMABC procurará sua Assessoria ainda na próxima semana, para formalizar a entrega do Título Benemérito, concedido pela Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, ao Agraciado, Ariano Suassuna.   




Falece o nosso Bacamarteiro Capitão Renato Colatino


A AMABC – Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho Noticia com bastante pesar, o falecimento do Bacamarteiro, Capitão Renato Colatino, residente no Distrito de Rainha Izabel, que desde seus 10 anos de idade, celebrava a tradição de Bacamarteiro que herdou dos seus familiares.

Nossos Bacamarteiros do distrito de Rainha Izabel sempre se apresentavam nos festejos juninos e natalinos, sobre o comando do nosso saudoso Renato Colatino.

“Hoje é um dia muito triste para a cultura de Bom Conselho, que perdeu mais um dos seus Eminentes Filhos, nosso Bacamarteiro Renato Colatino, que desde da sua infância cultivava a tradição de Bacamarteiro no distrito de Rainha Izabel, pessoalmente tive o privilegio de conhecê-lo, sempre hospitaleiro com todos que o visitava, ainda ontem na Rádio Papacaça, no Programa Papacaça Debate Cultural, nossos músicos; Zé Maria do Pífano, Audalio do Banjo e Tonho Buzunga do Acordeom, dedicaram o programa ao memorável amigo Renato Colatino. Quero registrar em nome da AMABC nosso sentimento de pesar, a todos seus familiares, e que Deus o tenha e conduza sua alma a vida eterna. Uma saúda de 1.000 tiros em sua memoria” Pronunciou Carlos Alberto, presidente da AMABC. 

Parabéns aos Músicos bom-conselhenses pelo seu dia

AMABC – Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, parabeniza os músicos de Bom Conselho pelo seu dia (22/11), queremos agradecer aos amigos músicos da arte popular de Bom Conselho que levam sua arte nos quatro cantos de Bom Conselho, alegrando nossas festas de Santos, batizados, casamentos, aniversários, formaturas e bailes. A todos os nossos calorosos aplausos e agradecimentos.  


 Santa Cecília - Padroeira dos Músicos

Santa Cecília é uma santa católica, padroeira dos músicos. Não se tem muitas informações sobre a vida de Santa Cecília. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre a sua existência.

Segundo a Paixão de Santa Cecília, escrita no século V, Cecília seria da nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância.

Domenichino - 1620
Museu do Louvre

Os pais de Cecília, sem que a filha soubesse, prometeram-na em casamento a um jovem patrício romano, chamado Valeriano. Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais se impôs de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência. Assim se marcaria o dia do casamento e tudo estava preparado para a grande cerimônia.
 
Da alegria geral que estampava nos rostos de todos, só Cecília fazia exceção. A túnica dourada e alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício, e no coração lhe reinasse a tristeza.

Estando só com o noivo, disse-lhe Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.
Jacques Stella

Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano vivamente impressionado com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha passado e conseguiu que também este se tornasse cristão.

Turcius Almachius, prefeito de Roma, teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da formal recusa, foram condenados à morte e decapitados.

Também Cecília teve de comparecer na presença do irredutível juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados.

Jacques Blanchard
séc. XVII

Cecília respondeu-lhe que os sabia bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres. Almachius, mais tarde, cientificado deste fato, enfureceu-se extraordinariamente e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses.

De fato foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião de Cristo, que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses.
 
Almachius, vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. Cecília experimentou uma proteção divina extraordinária e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, a serva de Cristo nada sofreu. Segundo outros, a Santa foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa.

Charles Hoyau - 1633
Catedral de St, Julien du Mans

Almachius recorreu, então, à pena capital. Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar, dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregara todos os bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte. Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.


Gustave Moreau - séc.XIX
Christie's

As diversas invasões dos godos e lombardos fizeram com que os Papas resolvessem a transladação de muitas relíquias de santos para igrejas de Roma. O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que lhe soubessem o jazigo.

Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo foi encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado. O esquife foi achado em um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília. Ao lado da Santa acharam seu repouso os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.

Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem.

Giuseppe Maderno - 1599
Igreja de Santa Cecília - Roma

A Igreja ocidental, como a oriental, tem grande veneração pela Mártir, cujo nome figura no cânon da santa Missa. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.

Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra e dos músicos.

Papangus de Bezerros no Carnaval de Zé Puluca




Estamos hoje a 92 dias da realização do “I CARNAVAL DE ZÉ PULUCA”, nosso objetivo visa resgatar os valores culturais de Bom Conselho, devolvendo o fervor dos antigos Carnavais de Bom Conselho ao Calendário de Pernambuco, onde homenagearemos a memória do nosso saudoso Maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca), Resgatando seus saudosos Carnavais.

Para os bom-conselhenses, o Carnaval não mais começará no sábado de Zé Pereira, mais sim, no DOMINGO DE ZÉ PULUCA.

A presença de PAPANGUS da Cidade de Bezerros no evento cultural, já está confirmado, onde os misteriosos mascarados do festejo de Momo, participarão do grande Cortejo a Zé Puluca, desfilando sua alegoria pelas ruas e ladeiras de Bom Conselho, levando o Boneco Gigante do Maestro, até o Polo do Carnaval de Zé Puluca.