Translate

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Morre Ariano Suassuna Patrono do Carnaval de Zé Puluca


É com profunda tristeza que a Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho vem registrar o falecimento do Escritor, Ariano Vilar Suassuna, Patrono do Carnaval de Zé Puluca, Sócio Benemérito da AMABC, vítima de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. Integrante da Academia Brasileira de Letras, Suassuna teve seis filhos e 15 netos. Defensor da cultura popular brasileira, era um dos maiores dramaturgos do país, além de autor de romances e poemas. defensor da cultural popular nordestina, que em vida dedicou cada momento da sua vida em prol dos valores dos homens e mulheres nordestinos.


“Assim quis Deus que o nosso Mestre Ariano Suassuna nos desse a oportunidade de fazemos parte da sua extraordinária vida, concedendo o nosso inesquecível encontro com a presença marcante da sua nobre pessoa, que nos acolheu de forma sublime nas dependências do Hotel Tavares Correia, na Cidade de Garanhuns nesse último sábado (19/07). Nosso encontro foi marcado com a simplicidade do nosso humilde trabalho cultural, onde presenteamos o nosso Imortal Suassuna, Patrono do Carnaval de Zé Puluca, com o Título de Sócio Benemérito, primeira comenda expedida pela AMABC em seus 10 anos de existência. Naquela ocasião levamos o Gigante do nosso saudoso Maestro Zé Puluca, que em sua expressividade cultural, ali representava a cultura do povo de Bom Conselho, gente de origem humilde mais de um valor imensurável. Ariano Suassuna também confidenciou sua alegria de receber o referido titulo oriundo da terra de Dantas Barreto, onde após apresentação do hino do festejo de Puluca, ouviu emocionado a música Fascinação, tocada pelo Maestro da AMABC, Francisco Aguiar e acompanhada pelo Saxofonista Danilo Aquino, despertando o sorriso do Mestre Ariano Suassuna, que em seguida indagou, perguntando como sabíamos que ele tinha adoração pela música tocada, apenas respondemos que não sabíamos, que estamos tomados pela emoção de tocar o que o coração nos pedia, por fim registramos cada momento do nosso inesquecível encontro com fotos e filmagens, que vão eternizar nossas já sentidas saudades, e nesse cenário encantado da sua vida nos despedimos expressando ao nosso eterno Ariano Suassuna - ...Os sonhos mais lindos sonhei / De quimeras mil um castelo ergui / E o teu olhar, tonto de emoção / Com sofreguidão mil venturas previ / O teu corpo é luz, sedução / Poema divino cheio de esplendor / Teu sorriso prende, inebria e entontece / És fascinação, amor...Obrigado Ariano Suassuna, Pernambuco e Bom Conselho já choram de saudades de você!. Pontuou Carlos Alberto, presidente da AMABC.  
 

Valei-me minha Nossa Senhora, mãe de Deus de Nazaré!


Em uma passagem de João Grilo no Auto da Compadecida, o personagem de Mateus Nachtergaele, fala - Você pensa que eu me entreguei, mais eu não me entreguei não, eu vou apelar pra alguém que é gente como agente e tá aqui pertinho da gente. Valei-me minha Nossa Senhora, mãe de Deus de Nazaré, a vaca mansa da leite, e a brava dá quando quer, a mansa dasossegada, e a brava levanta o pé, Já fui barco, já fui navio, agora sou escalé. Já fui menino, já fui homem, agora só falta ser mulher. Valei-me minha Nossa Senhora, mãe de Deus de Nazaré! Assim Ariano Suassuna nos ensinou que devemos lutar até o fim, que precisamos nos apegar a nossa fé, que diante de Deus tudo pode acontecer, pois para Deus nada é impossível. 

Força Ariano, pois Nossa Senhora, mãe de Deus de Nazaré jamais desisti dos seus filhos!!!