Translate

domingo, 24 de agosto de 2014

Cultura de reis de pai para filho



A folia de reis chegou ao Brasil através dos portugueses como uma festa popular e, desde então, tornou-se tradição cultural do povo brasileiro que ainda fazem da folia um evento que une o profano e o sagrado na representação simbólica do ato de fé. 



O Estado de Goiás agregou essa tradição aos costumes regionais e no município de Novo Brasil a população tem essa tradição arraigada nas suas raízes, e pretende que as gerações futuras dê em continuidade ao evento, que ao longo do tempo vem sofrendo mudanças, agregando novos valores ao que já é tradicional.

A história conta que a folia sofreu pressão por parte da igreja, a qual se viu obrigada a mudar seu ponto de vista e adaptar-se à realidade. Os foliões nunca desistiram da representação de fé por ter nesse ato uma forma de pagar promessas feitas aos Santos e também de poder unir a comunidade em momentos de lazer, diversão, oração e cantorias. Muitos rituais antigos são seguidos, outros foram abolidos, e alguns foram modificados para acompanhar a linha do tempo.