Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Não importa o ritmo, nossa cultura por onde passa arrasta multidão!


Conforme noticiamos edição recente a AMABC foi convidada a está presente no festejo junino da Escola Municipal Urselino Pachêco de Lima, situada no distrito de Caldeirões, zona rural de Bom Conselho. Como estamos em plena festividade junina, levamos o Gigante de Basto Peroba, para abrilhantar mais ainda a festa que foi organizada pelo corpo de educadores municipal. 


O referido convite foi proposto pela Diretora Maria José, que através da sua equipe de professores, deram um toque de requinte nas dependências da escola, onde a cultura nordestina foi reverenciada. Uma grande quadrilha foi organizada, e sob som do forró-pé-serra do sanfoneiro Tonho Buzunga, a juventude discente da Escola Urselino Pachêco deram um show de ritmo junino, com direito até  casamento matuto. 


A presença do gigante do mais famoso sanfoneiro de Bom Conselho, despertou no publico presente, o desejo de compartilhar com os demais moradores do charmoso distrito de Caldeirões. E mesmo sem a presença dos nossos manipuladores de boneco, fizeram questão de carrega-lo nos braços, para que todos os munícipes distritais pudessem vê-lo.


O cortejo da folia junina tomou conta de Caldeirões, onde o ritmo do forró que reinou em todo o percurso percorrido pela empolgante quadrilha junina da Escola Urselino Pachêco. Jovens e crianças caíram na farra em plena área pública. E como foi bom poder reviver as antigas festas juninas, sem a presença da violência dos tempos modernos.


Por um momento o pacato distrito de Caldeirões foi tomado por mar de pessoas de todas as idades, e por alguns minutos o distrito que tem o menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano de Papacaça, pode olhar para o céu, e relembrar dos poemas de Luiz Gonzaga. E nos balões de multicores sonharam acordados, trazendo pelos braços do povo, a figura alusiva de um dos seus mais importantes sanfoneiros (Basto Peroba). Momento esse, simplesmente indescritível. 


Uma pausa para o descanso, e claro, para também registrar. Afinal não são todos os dias que Caldeirões recebe um boneco gigante, e ainda por cima de Basto Peroba. A galera do corpo docente do ensino municipal distrital, não poderia está de fora desse momento ímpa, onde contou com a presença do seu Líder Comunitário Pio Josival, que não perdeu tempo. E entre caras e bocas, cliques de tablets, celulares e câmaras digitais, registraram para posteridade a presença do Boneco Gigante de Basto Peroba, primeiro homenageado em vida do Carnaval de Zé Puluca. Uma coisa que ficou bastante claro para AMABC. Não importa o ritmo, nossa cultura por onde passa arrasta multidão!