Translate

domingo, 15 de novembro de 2015

A força da cultura que move o turismo carnavalesco


Quando o assunto é carnaval cultural, podemos afirmar que Bom Conselho vivencia um novo momento em sua história. Com a falência dos saudosos festejos momesco de Papacaça, a terra de Pedro de Lara passou a conviver apenas com o saudosismo. Tempos dos saudosos blocos de rua, das maratonas carnavalescas, do mela-mela e dos grandes festejos no clube dos 30.

Nos anos 90 os novos ritmos foram surgindo, e aos poucos a criatividade popular foram substituídas pelo bloco de axé-music, trazendo para o cenário da época uma ideia de modernidade cultural. Durante essa pequena dinastia, a palavra de ordem era GANHAR DINHEIRO. Com abadas que chegavam à custar um salário mínimo. Surgiam bandas diariamente, com suas musicas provocantes e sensuais. Um forte golpe para a cultura tradicionalista. Foi nesse momento que alguns políticos passaram a introduzir como ações de governo as famosas MICARETAS. Usando o dinheiro público para promover sua imagem diante dos eleitores de sua cidade. Verdadeiras fortunas foram gastas. Deixando de investir na cultura de raízes: Maracatu, Reisados, Pastoris, Frevo, Embolada, Samba de Coco, arte circense, arte cênica, entre outros. Que até nos dias de hoje ainda sofrem por falta de estrutura e investimentos.

Como aventamos em linhas anteriores, a dinastia do axé-music FALIU, e com ela a sua industria de subcultura. Que além de ter promovido uma gastança faraônica aos cofres públicos. Por muito pouco não extinguiu a verdadeira identidade cultural do nosso povo. Bom Conselho que já foi reconhecida por promover grandes carnavais. Volta a sonhar em realizar grandes eventos culturais carnavalescos. Vendo despontar o Carnaval de Zé Puluca, e com ele a resistência da valorização da cultura popular de Papacaça. Onde celebra através dos seus bonecos gigantes, justas homenagens a memória artística do Maestro José Duarte Tenório, nosso saudoso maestro Zé Puluca e seus ilustres homenageados.

Viva o maestro Zé Puluca, e seus saudosos carnavais!!!    

Com você no III Carnaval de Zé Puluca