Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

JORNAL AGAZETA EDIÇÂO 402: Mais um Carnaval de Zé Puluca ano 2016

Jornalista: Luiz Clério Duarte

Por: Luiz Clério Duarte 

No dia 31 de janeiro aconteceu em Bom Conselho o III Carnaval de Zé Puluca, uma criação da AMABC – Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, presidida pelo ex-vereador Carlos Alberto Oliveira que na Casa de Dantas Barreto deu destaque a Cultura Popular através de Projetos e Indicações, não reeleito procurou colocar em pratica o que defendia e em muito dependência do Poder Executivo. Assumiu então a AMABC que só existia oficialmente na prática, sem nenhuma atividade aos fins que se propunha.

Professor José Duarte Tenório/José Puluca

Carlos Alberto ouviu a história do maestro José Duarte Tenório/José Puluca, contada por sua filha Sônia Maria Freitas T. de Moura, achou fantástica e surgiu a ideia de homenagear o músico, o compositor, o maestro, o professor Puluca e fundou o Carnaval de Zé Puluca, para acontecer em Bom Conselho no domingo que antecede sábado de Zé Pereira. Fez o I Carnaval de Zé Puluca no dia, 23 de fevereiro de 2014, introduzindo a cultura de bonecos gigantes, com a presentação de dois homenageando e imortalizando Zé Puluca e Pedro de Lara. 

Maestro Spok e o Gigante de Zé Puluca
Removendo céus e terras e conseguiu com órgãos do Estado de Pernambuco trazer para o carnaval o Maestro Spok, do Recife para tocar o verdadeiro frevo em nossa cidade. O evento levou para percorrer as ruas e avenidas milhares de foliões que se concentraram no pátio da igreja São Sebastião para dançarem com a orquestra de frevo do Maestro Spok. 

Carlos Alberto e Ariano Suassuna
O sucesso alcançado com o primeiro carnaval levou a Carlos Alberto a projetar um maior II Carnaval de Zé Puluca em 08 de fevereiro de 2015. O Comércio local adquiriu mais camisas, dois novos bonecos homenageando Ariano Suassuna e Basto Peroba foram encomendados para fazerem companhia a Zé Puluca e Pedro de Lara. 

Almir Rouche e Carlos Alberto
E no Estado, Carlos Alberto, consegue trazer o cantor de frevos Almir Rouche e o II Carnaval de Zé Puluca supera o I. Diante do crescente envolvimento dos bonconselhenses o evento chega aos municípios vizinhos com seus foliões se programando para participarem do III Carnaval.

Maestro Forró e Carlos Alberto
O entusiasmo toma conta de Carlos Alberto que logo começa a trabalha com os órgãos estaduais para em 2016 a atração ser Maestro Forró da Bomba do Hemetério, no Recife, cujo sucesso já chegou no exterior; É procurado pelo prefeito Dannilo Godoy e surge então a possibilidade da presença do cantor Alceu Valença, sonho do ex-vereador e ambos trabalham para que no Carnaval de Zé Puluca em 2016 a atração seja o internacional artista filho de São Bento do Una.

Alceu Valença, Carlos Alberto e Bizunga

Além de Alceu Valença, mais três bonecos: Ivan Crespo, Galo Preto embolador filho de Rainha Izabel e Tonho de Dinda grande carnavalesco. 

Gigantes do Carnaval de Zé Puluca
Todos nós bonconselhenses temos que reconhecer o  grande trabalho desenvolvido pelo ex-vereador Carlos Alberto de Oliveira em prol da nossa Cultura, trabalho este que nenhum bonconselhense nato procurou fazer e não faria, pois requer conhecimento cultural, pesquisa, trabalhar dia e noite, e o mais importante sair de Bom Conselho para no Recife enfrentar horas e horas de espera para ser atendido por assessores de secretários e diretores: Fundarpe, Empetur e Secretarias de Cultura; Turismo, Esportes e Laser.

Carlos Alberto

Obrigado e parabéns Carlos Alberto Oliveira! Siga em frente continue no seu grande trabalho pela Cultura de Bom Conselho "sem nenhuma pataca", como disse: Emanuel Tenório Luna.

Fonte: Jornal Agazeta Edição 402, folha 10.