Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2016

IV CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: Os 90 Anos de Ariano Suassuna e Zé Puluca



De um lado, nascido em 16 de junho de 1927, no Palácio da Redenção, sede do governo estadual da Paraíba. Filho de Rita de Cássia Dantas Vilar Suassuna e de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna, então presidente da província da Paraíba. O escritor, dramaturgo, romancista, advogado, professor, teatrólogo  ARIANO VILAR SUASSUNA. 

Do outro, nascido em 30 de julho de 1927 na cidade de Bom Conselho de Papacaça. O músico, compositor, maestro e cronista. JOSÉ DUARTE TENÓRIO, conhecido popularmente como Zé Puluca. O autodidata, professor das línguas, portuguesa, inglesa, latim e francesa. Ambos não se conheceram em vida, por viverem em lugares bem distintos um do outro, mas uma coisa se assemelha entre si, eram amantes da cultura nativista, como eruditos defendiam a valorização de suas culturas. E nesse entre laço cultural, tiveram suas vidas unidas, celebradas pelo movimento carnavalesco denominado “CARNAVAL DE ZÉ PULUCA”. Onde maestro e escritor são homenageados. 

Ao escritor Ariano Suassuna, o oficio de Patrono da Folia de Puluca, ainda em vida. Já ao maestro José Duarte, a homenagem que denominou a agremiação momesca o seu apelido, acunha dado pelo seu pai. Duas artes unidas com a mesma finalidade. A luta em prol da continuidade na valorização da cultura nativista nordestina. Resgatando, valorizando, preservando e difundindo os valores culturais da nossa gente. Diante dos  acontecimento, levou o idealizador do Carnaval de Zé Puluca, CARLOS ALBERTO, a celebrar na 4ª edição do Festejo de Zé Puluca. Os 90 Anos de Ariano Suassuna e de Zé Puluca. Eruditos na arte da cultura nordestina. E nesse encontro de reinos, dará inicio a contagem regressiva, rumo aos seus centenários.

IV Carnaval de Zé Puluca. O melhor da nossa folia, é você quem faz!!!  
   

89 ANOS DE ARIANO SUASSUNA: Só sei que foi assim!!!