Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2016

IV CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: Faltam 236 dias


FESTEJO DOS BÃO: No Arraiá Encantado


Hoje tivemos a grande alegria em acompanhar até o “Arraiá Encantado”, o gigante que faz alusão, ao grande mestre sanfoneiro, Basto Peroba. Lá encontramos um lindo cenário junino, montado nos minuciosos detalhes. E o melhor de tudo. Em pleno ar livre! Isso mesmo, na rua. Sobre gerenciamento da Educadora Renúbia Barros. Com direito as tradicionais e coloridas bandeirinhas, lampião de gás, chapéus de palha, balões multi-cores, sanfoneiro e muitas comidas típicas de milho. Que por sinal, estavam uma delicia.


Mas o melhor ainda estava pra vim. Em poucos minutos, os ilustres protagonistas mirins do Arraiá Encantado, começaram a chegar, trajados de matutos. Carregando em suas vestes, a rica tradição da cultura junina. Os meninos com seus bigodes galanteador e chapéu de palha, eram puro charme, vindo do olhar inocente que só as crianças tem.


Já as meninas foram sem duvida, as flores de lótus do Arraiá. Pois a beleza da mulher bonconselhense, ainda de forma infantil, marcou  presente no rosto de cada matutinha. Os tecidos de chita ganharam cortes sofisticados, enriquecidos com adereços coloridos, porém delicados. De laços e fitas multi-cores, era visível o acanhamento dos rostos angelicais, sobre o olhar da doce inocência.


Embalados pelas músicas de Luiz Gonzaga, sobre o fole afinado do sanfoneiro Tio Flávio, as melodias que sempre encantaram o povo nordestino vai aos poucos deixando o acanhamento de lado. Casais de matutinhos se unem para celebrar os Festejos dos Santos Juninos (Santo Antonio, São João e São Pedro). Mantendo cada vez mais vivo a rica cultura junina de Bom Conselho.


Graças aos movimentos socioeducativos, promovidos pelas entidades de ensinos da rede públicas e particular. Vem garantindo o desfruto da cultura junina a gerações. E nisso o CENTRO EDUCACIONAL MUNDO ENCANTANDO vem dando show. Levando informação cultural aos seus alunos. apresentando aos mesmos  rico legado da história de personagem como o nosso saudoso Rei do Baião, Lula Gonzaga.


Por fim, a Direção do Carnaval de Zé Puluca, agradece a Tia Renúbia e todas as suas crianças, pelo privilegio do nosso gigante Basto Peroba, em ter participado dessa memorável tarde de festejo junino. A todos, nossos calorosos aplausos e votos de muitas felicidades. Viva Basto Peroba! Viva Luiz Gonzaga!!!