Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Obrigado Ronaldo Cesar por valorizar o Carnaval de Zé Puluca!


Nesse momento de grande alegria, onde as cores e brilhos que reluz a alma da nossa agremiação. Despontada pelo berço cultural da humanidade (França). Exaltamos a postagem que bem retrata a maior conquista cultural de Papacaça. Contada por “RONALDO CESAR” em seu post. Que assim como nós, não escondeu sua afetividade pelos valores culturais da nossa gente, da nossa terra. Em uma única semana, coincidentemente, por duas vezes, nossos esforços ganharam destaques por aqueles que não gozam de fórum íntimos, com os brios da nossa terra (BOM CONSELHO). Mas que dispuseram dos seus preciosos tempos, atenções com a nossa história de luta e vitoria. Obrigado Ronaldo Cesar por não se omitir em relatar para Pernambuco nossa marcante conquista. 

Atenciosamente “CARNAVAL DE ZÉ PULUCA”.   


DEU NO BLOG DO RONALDO CESAR: NA FRANÇA, Bonecos do Carnaval de Bom Conselho ...

O Gigante John Woodman (John o Lenhador) é um simbolo importante de Steenvoorde. Diz a história, que ele foi um homem de estatura gigantesca e muito forte. Em vida exerceu comércios hercúleos. Foi também tecelão, lenhador e sapateiro. É o anfitrião de um evento que reúne bonecos gigantes do mundo todo!

Pernambuco, representando o Brasil, participará pela terceira vez do Festival de Bonecos Gigantes de Steenvoorde, França. Em 5 edições já realizadas, as cidades de Olinda e Recife já marcaram suas presenças. Agora é a vez de Bom Conselho, que foi convidada oficialmente, com seus bonecos que fazem homenagem a representantes da cultura local, e que desfilam no Carnaval de Zé Puluca, como é chamada a festa na Terra do Papacaça, promovida pela AMABC, Associação dos Músicos Amadores, idealizada e presidida por Carlos Alberto, o Carlão

A 6ª Edição do Festival de Gigantes de Steenvoorde, será realizado entre os dias 28 a 30 de abril de 2017. 

O Festival Mundial de Bonecos de Steenvoorde, recebe gigantes de vários países do mundo. Já estiveram por lá, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Burkina Faso, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Portugal e Canadá. Evento único na Europa, realizado a cada seis anos. Recentemente, Pernambuco enviou os bonecos Barbapapa, Morena e Tarado da Sé. 15 integrantes do grupo receberam total apoio da Prefeitura Municipal de Olinda, para representar a cidade que é a Capital Brasileira da Cultura. A orquestra de frevo do maestro Carlos, foi escolhida para abrilhantar a participação do grupo pernambucano, além de algumas alegorias; passistas, caboclos de lança e outras figuras tradicionais do folclore de Pernambuco. Na última edição, o estado foi representado pela Embaixada dos Bonecos Gigantes, da cidade do Recife. Que levou três bonecos gigantes; Carmen Miranda, Chacrinha e o Caboclo de Lança. Com apoio da Prefeitura Municipal do Recife.


Bom Conselho deve enviar, além de dois bonecos, 13 integrantes, com representantes da associação e músicos. Um dos bonecos, lógico, será do Maestro Zé Puluca, que dá nome ao pré-carnaval de Bom Conselho, e o outro será escolhido por votação popular, em urnas espalhadas pela cidade e pela internet, no site da entidade.

Trata-se de um orgulho particular deste blogueiro e defensor da nossa cultura, ter oferecido nossa parcela para o crescimento deste evento importante, que resgata tradições, e que recebe reconhecimento internacional. Puxamos nosso frevo em duas edições, com Alceu Valença e Almir Rouche. Quem também já pisou no palco do Carnaval de Zé Puluca foi o Maestro Spok.

Para saber mais, ou dar seu voto, acesse o site oficial:
http://carnavaldezepuluca.blogspot.com.br/


Carlos Alberto, presidente da AMABC, na homenagem que fez a Mestre Galo Preto, no carnaval de 2016