Translate

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O Carnaval de Zé Puluca, e seus 7 Bonecos Gigantes


Ao contrario que alguns desavisados fazem questão de propagar. O Carnaval de Zé Puluca até o momento possui 7 Bonecos Gigantes em seu rol de homenageados. Vejamos que são: 

BONECO GIGANTE DO MAESTRO ZÉ PULUCA.
Anfitrião da Folia. A denominação do Carnaval de Zé Puluca é uma homenagem a memória do seu legado artístico musical. Em vida celebrou em Bom Conselho e região, quase 50 anos de Carnaval. No Projeto Idealizado pelo produtor cultural Carlos Alberto, a figura que faz alusão ao saudoso maestro Zé Puluca tem como objetivo em resgatar, preservar, proteger e difundir a sua memória artística. 

BONECO GIGANTE DO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA
Patrono do Carnaval de Zé Puluca. Único Boneco do rol dos Homenageados da AMABC que não é de Bom Conselho. Em vida foi defensor da cultura nativista, em especial a cultura nordestina. Pouco menos de 3 dias de sua partida para o andar de cima. Aceitou o oficio de ser Padrinho do Carnaval de Zé Puluca, folia momesca mais cultural do agreste meridional de Pernambuco.

BONECO GIGANTE DO COMEDIANTE PEDRO DE LARA
Maior propagador da Cidade de Bom Conselho em todo Brasil. O Projeto que hoje é denominado de Carnaval de Zé Puluca, na verdade teve em seus primeiros rascunhos a denominação de "CARNAVAL PEDRO DE LARA". Hoje o Gigante que faz justa homenagem a memória do saudoso comediante, é considerando pela AMABC, como o Embaixador do Carnaval de Puluca


BONECO GIGANTE DO SANFONEIRO BASTO PEROBA
Uma justa homenagem ao maior e melhor Sanfoneiro de Bom Conselho. Primeira figura artística em vida de Papacaça, a ganhar forma de um Boneco Gigante pela AMABC. Peroba que foi aluno e integrante da Banda do Maestro Zé Puluca, tocou com grande nomes da MPB: DOMINGUINHOS, LUIZ GONZAGA, WALDICK SORIANO, JERI ADRIANO e WANDERLEY CARDOSO.


BONECO GIGANTE DO COQUISTA MESTRE GALO PRETO
Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, Mestre Galo Preto é o segundo homenageado em vida pela AMABC. E assim como Peroba teve sua imagem transformada em Gigante do Carnaval de Zé Puluca. Galo Preto participou de programas de TV, contracenou com Chacrinha, Silvio Santos, Flávio Cavalcanti. Cantou com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Arlindo dos Oito Baixos.
  

BONECO GIGANTE DO CARNAVALESCO TONHO DE DINDA
Carnavalesco, membro fundador dos Blocos: Piranhas e Os Sombreiros. Com toda certeza foi o mais emblemático e eclético dos foliões momesco de toda Papacaça. Torcedor pelo Sport Club do Recife, sua maior paixão. Mestre das fantasias, Tonho de Dinda era único, usava e abusava da criatividade. Suas roupas e corte de cabelo, davam um tom de sua irreverência.
 

BONECO GIGANTE DO CARNAVALESCO IVAN CRESPO
Comerciante, e bastante social, o saudoso Ivan Crespo foi o Fundador do Bloco Turma do Funil. Um homem acima do seu tempo. Sua paixão pelo carnaval era tão grande que foi dele a iniciativa em criar a Turma do Funil em Bom Conselho. Amigos dos Amigos. Em sua mocidade, adorava uma boa farra. Foi o maior incentivador de Sandoval Puluca, na arte da bateria.


      FUTURA HOMENAGEADA
 
Devido a forte crise financeira entre 2016/2017 fez que a AMABC não disponibilizasse de recurso para confeccionar sua 1ª Boneca Gigante. Uma justa homenagem a saudosa Professora Iracema Braga. Que tanto lecionou gerações na arte da música em Bom Conselho, foi dela que o Maestro Puluca aprendeu a arte de escrever composições. 2017/2018 a direção da Associação dos Músicos de Bom Conselho dará continuidade na luta em angariar fundos, para finalmente em 2018 o Carnaval de Zé Puluca possa ter em seu acervo cultural, sua 1ª Boneca Gigante.

JAYME CABRAL: Na 5ª Folia de Zé Puluca